.....

Pará/Brasil

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Deputado Josué Bengtson garante candidatura própria do PTB em Curionópolis e impede tentativa de anulação da legenda na Cidade


Fato inusitado está acontecendo na política municipal de Curionópolis. O prefeito Wenderson Azevedo Chamon, popularmente conhecido como Chamonzinho (PMDB), segundo alguns participantes da vida político-partidária local, divulga aos quatro cantos da Cidade que será candidato único nas Eleições 2012, pois não há nenhum candidato capaz de lhe fazer frente.
Até aí, tudo bem. O prefeito está confiante no seu trabalho e tem certeza que será reconhecido nas urnas. Perfeito. Parabéns a ele.
Porém, na contra mão desse discurso, o que se vem notando é uma interessante preocupação do prefeito com o PTB municipal, presidido pelo jovem e atuante Genival Souza. Na verdade, o PTB de Curionópolis atua sempre em grupo, onde toda sua diretoria participa das atividades partidárias.
Recentemente, uma senhora de nome Gerlane Pereira, não conseguindo segurar o pedido de sigilo que lhe foi sugerido, passou a divulgar na Cidade que “tomaria” a comissão do PTB das mãos dos atuantes petebistas que estão a frente do Partido e anularia o PTB de Curionópolis a pedido do prefeito Chamonzinho, que é do PMDB.
A atual diretoria do PTB de Curionópolis participou de forma aguerrida nas Eleições 2010 para dois candidatos da legenda, o candidato a deputado estadual Mário Moreira (ex-PTB e atual PSDB) e o candidato a deputado federal Massud (PTB).
Logo, estes aguerridos soldados não merecem, como retribuição do diretório regional, uma insana guilhotina capaz de lhes tirar o chão e jogar pelo ralo todo o planejamento que fora cuidadosamente feito com vistas às Eleições 2012.


Gabiné, Dé, Vereador Massud, Dep. Josué Bengtson e Genival



Aliás, pela própria votação obtida, pela forma com que atendeu ao chamado do seu partido (nos dias finais do período de convenção partidária, a pedido do próprio presidente estadual, prefeito Duciomar Costa), pela liderança exercida na região e pela proximidade de Parauapebas, é salutar que o Vereador Massud (PTB) tome a frente das articulações que envolvam o PTB no corredor que vai de Eldorado do Carajás à Parauapebas, incluindo a Cidade de Canaã.
Esta sugestão, por sinal, fora repassada ao nobre Deputado Josué Bengtson quando da realização do evento de lançamento da pré-candidatura do Vereador Massud ao cargo de prefeito em Parauapebas, no último dia 12 de novembro.
Fato inusitado nessa história é que, segundo a senhora Gerlane, que espalhou que “arrancaria” o PTB das mãos da atual diretoria e o anularia para o deleite do prefeito Chamonzinho, toda essa articulação estaria sendo orquestrada pelo prefeito de Redenção, Wagner Fontes, que é do PTB.


Prefeito Wagner Fontes (PTB)


Porém, tal informação causou estranheza não só à diretoria do PTB de Curionópolis, como ao Vereador Massud, liderança petebista morador do município ao lado, pois é prioridade absoluta na direção estadual do Partido o lançamento de candidaturas próprias.
Alterando a diretoria do PTB nesta altura do campeonato, estaria o prefeito Wagner Fontes anulando não só o trabalho realizado pelos membros locais do Partido, como anularia completamente a legenda naquela cidade, uma vez que a nova executiva não estaria habilitada a participar das Eleições 2012 por não ter realizado o trabalho de filiação dos pré-candidatos no período legal estabelecido pela legislação eleitoral.
Além disso, o PTB que já perdeu inúmeros pré-candidatos a prefeito, (inclusive um deputado eleito) para outras legendas, em especial o PSDB, anularia, por conta própria, caso alterasse a diretoria de Curionópolis, mais uma candidatura ao cargo majoritário.



Faixas do PTB de Curionópolis recepcionando o prefeito Wagner Fontes


Apesar de não comparecer ao evento petebista que fez o lançamento da pré-candidatura do Vereador Massud ao cargo de prefeito em Parauapebas, a diretoria do PTB de Curionópolis organizou faixas e distribuiu panfletos festejando a visita do prefeito Wagner Fontes na bonita festa realizada na Cidade, defendendo a tese de que o envolvimento do nome do prefeito numa história tão absurda como essa de tentar anular a legenda não passa de boatos, objetivando implantar intrigas e instabilidade no grupo petebista.
Porém, apesar do prefeito Wagner Fontes não estar presente no evento, o vice-presidente estadual do PTB, Deputado Josué Bengtson, asseverou à diretoria do Partido em Curionópolis que o assunto é matéria vencida e que a diretoria estadual garante as candidaturas próprias do PTB.
Falando em Curionópolis, o Blog lembra, como se fosse ontem, que durante as Eleições 2008, o então candidato Chamonzinho ligava diariamente para a sede regional do PTB pedindo agilidade na mudança da diretoria municipal, pois precisava do apoio da legenda para ser eleito.
Contudo, após sua vitória, o que o PTB teve em retribuição foi um completo esvaziamento da sigla, inclusive com a prática de perseguição política de alguns membros do Partido que aderiram à determinadas candidaturas petebistas durante as Eleições 2010. Nas Eleições 2008, a articulação para o apoio da legenda petebista ao candidato Chamonzinho foi feita pelo também candidato, à época, Wagner Fontes.
Para o bem do PTB, tomara que as histórias que circulam em Curionópolis não passem de boatos e que o prefeito Wagner Fontes não esteja caindo novamente nos contos narrados pelo prefeito Chamonzinho, pois este sabe muito bem defender sua legenda e o Blog espera que o prefeito Wagner também saiba defender os interesses do seu partido, pois é o mínimo que os correligionários petebistas esperam de um mandatário do PTB.
Abrir mão de mais uma candidatura própria é jogar de vez o PTB no vale do esquecimento político estadual.


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheço bem o prefeito chamonzinho ele acha q é rei de curionopoles. se o ptb lansar candidato proprio vai ter muito voto e sera visto como um partido de fibra.

GENIVAL SOUZA disse...

O Presidente e Membros da Comissão Provisória do P.T.B /Curionópolis,na noite do dia 20/11/2011, acordaram por unanimidade pela pré candidatura a prefeito, o Petebista WALTER SILVA RIBEIRO (walter da garimpeira), ex-vereador.