.....

Pará/Brasil

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Café com Mário Moreira (parte I)



Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, como havíamos falado aqui, iniciaremos um “bate bola” com alguns agentes políticos que estão em evidência dentro do cenário político regional. O intuito é levar às amigas e amigos do Café um pouco mais de informação sobre aqueles que podem vir a assumir a cadeira de prefeito e vereador de sua cidade.

Vale ressaltar que o Blog não é e não tem a pretensão de ser um blog jornalístico, falta-nos competência e qualificação para tanto. Assim sendo, os diálogos com os convidados ocorreram de maneira informal, sem requintes “jornalísticos”, o que, consequentemente, será repassados a vocês.

Esperamos que este e os futuros “bate-bola” sejam úteis e possam contribuir, de uma forma ou de outra, para que as amigas e os amigos do Café possam melhor conceituar cada pré-candidato.

O primeiro convidado a fazer o “bate-bola” com o Café será o ex-secretário de agricultura de Redenção, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Redenção (dois mandatos) e atual Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Mário Moreira, do PSDB.

Antes de iniciarmos a conversa com o convidado de hoje, Mário Moreira, gostaríamos de agradecê-lo pela gentileza de nos conceder um espaço em sua apertada e concorrida agenda.

Com vocês, Mário Moreira...

BLOG CAFÉ COM POLÍTICA: Mário, de modo geral, como você avalia sua gestão e de sua equipe frente à ADEPARÁ?

MÁRIO MOREIRA: Bem, antes de tudo, quero agradecer ao Blog Café com Política pelo espaço e dizer que, sempre que posso, acesso o “Café” de Belém, dos demais municípios que visitamos a trabalho, de Brasília e até mesmo da Europa, quando lá estivemos representando o Pará e o Brasil num acordo bilateral entre Brasil e França.

Pois bem, inicio nossa conversa com um largo sorriso no rosto, uma vez que, com pouco mais de um ano a frente da ADEPARÁ, conseguimos resultados extraordinários, graças ao esforço de uma equipe inteira que compõe a Agência.

Ao gerir a coisa pública, seja um Órgão como a ADEPARÁ, seja uma prefeitura ou qualquer outra secretaria, o gestor precisa ter, antes de tudo, responsabilidade, seriedade, equipe e bom relacionamento. É claro que existem outras características importantes, mas colocarei, neste momento, estas em especial.

Eu já tive a honra de ser deputado estadual e prefeito por dois mandatos em Redenção, minha cidade querida. Enquanto prefeito, lembro-me que possuía um excelente relacionamento tanto em Belém, junto ao Governo Estadual, quanto em Brasília, com o Governo Federal.

À época, conseguimos melhorias significativas para Redenção graças à soma de esforços de uma equipe aguerrida. Porém, durante os dois últimos anos do segundo mandato, a equipe estava cansada e quando você está muito envolvido no processo você acaba não percebendo alguns detalhes que depois fazem toda diferença. Contudo, tenho certeza que terminei minha gestão com a cabeça erguida e como o prefeito que mais obras e serviços realizou na Cidade.

Aqui na ADEPARÁ, quando assumimos, encontramos uma Agência praticamente falida, com uma frota inteira sucateada e servidores com autoestima em baixa. Um dos nossos primeiros objetivos foi resgatar a autoestima de nossos guerreiros servidores que há muito precisavam de uma diretoria amiga e sensível à causa. Valorizar os servidores é fundamental para o crescimento de qualquer projeto voltado para o aperfeiçoamento da coisa pública. Falo isso, inclusive, por experiência própria, pois sou servidor público federal.

 Para alcançarmos as diversas vitórias de 2011, houve um sincronismo incrível entre toda equipe da Agência. Desde o primeiro dia de trabalho, somos um dos primeiros a chegar na Agência e um dos últimos a sair. Nosso horário de trabalho, por sinal, inicia-se antes do horário de atendimento ao público. Isto já virou uma marca registrada em nossa administração.

Após arrumar a casa, fomos em busca de convênios para dar maior suporte para o que pretendíamos fazer frente à Agência. Foi então que conseguimos um convênio de 60 (sessenta) milhões de reais junto ao Ministério da Agricultura graças a um árduo trabalho de equipe. Este dinheiro já entrou na conta da Adepará, o que nos proporcionou adquirir mais de cem (100) veículos, barcos, equipamentos de informática e cursos para a maioria dos servidores da Agência.

Um detalhe importante, os cursos oferecidos na Adepará são ministrados por pessoas altamente capacitadas, professores das melhores universidades, são cursos científicos, com respaldo técnico.

Enfim, buscamos e conseguimos recursos externos, modernizamos a gestão e estamos informatizando toda a ADEPARÁ, com a compra de centenas de computadores. Reformamos a maioria das unidades e equipamos todas elas.



(Continua...)



 

2 comentários:

Anônimo disse...

isso é so politicagem, mario moreira nunca fez nada pela cidade,e um wagner na vida ,e se o blog for serio irá postar o que falei se não e mais um blog puxa saco.

Anônimo disse...

não acredito em mario moreira porque ele é do mesmo grupo wf e chico victer sim e tbm do jatene q, e outro porcaria q, não fez nada pelo sul do pará a não ser contra a divisão do estado