.....

Pará/Brasil

terça-feira, 10 de abril de 2012

Conceição do Araguaia: Vereadora Evanilza Marinho (PSC) teve suas contas reprovadas referentes às Eleições 2010 e não deve obter quitação eleitoral para disputar as eleições municipais deste ano




Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, como falamos na postagem anterior, durante as últimas eleições gerais, alguns agentes políticos, estrategicamente, colocaram seus nomes à disposição de seus respectivos partidos com o nítido objetivo de ajudar seu grupo político-partidário.

Durante o período que antecede as eleições gerais, é normal que dirigentes, mandatários e agentes políticos de maior visibilidade convidem lideranças políticas municipais ou regionais para ajudar o partido a preencher as vagas existentes para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

No momento do convite, é normal que a “consciência partidária”seja invocada por aqueles que convidam. Na verdade, lançar-se como candidato a deputado, para muitos agentes políticos, serve como trampolim para uma maior visibilidade no cenário político local. Em outras palavras, algumas vezes, lançar-se candidato a deputado significa o início de uma candidatura a prefeito da cidade na eleição seguinte.

Contudo, quando o plano não é bem formatado, o tiro pode sair pela culatra, ou melhor, a legenda pode perder um bom nome de seu quadro partidário.

Em Conceição do Araguaia, durante às Eleições 2010, o Partido Social Cristão (PSC), convocou a Vereadora Evanilza Marinho, que vem a ser irmã do Deputado Federal Zequinha Marinho, também do PSC, para disputar uma vaga para Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), porém, ao que parece, não deram-lhe a atenção jurídica devida e a nobre Vereadora teve reprovadas suas contas de campanha, à unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), em 28/06/2011 (Acórdão 24.164).

A Vereadora não recorreu da decisão e o processo transitou em julgado, com certidão nos autos datada de 05/12/2011.

Assim sendo, caros amigos do Café, segundo recente entendimento do TSE, a Vereadora Evanilza não conseguirá obter certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para efetivar o registro de candidatura nas eleições municipais deste ano.

Abaixo o acompanhamento completo da prestação de contas da Vereadora Evanilza da Cruz Marinho Maciel.


São as Eleições 2012 a todo vapor.


























Nenhum comentário: