.....

Pará/Brasil

sábado, 23 de junho de 2012

Qual a sua ditadura? (parte II)

Garota se recusa a cumprimentar o presidente Figueiredo
em plena Ditadura Militar


... Recentemente - a título de exemplo - o Blog presenciou a seguinte cena em uma determinada rua de Santana do Araguaia, extremo sul do Pará: aproximadamente 15 jovens, entre 14 e 25 anos, por volta das 21h, em três grupos diferentes de amigos, ocupavam a mesa de uma pizzaria, passeavam de moto e o outro grupo voltava de uma igreja evangélica. Até aí tudo normal.

Ao observar a cena, o Blog indagou uma moradora sobre a situação dos ensinos médio e superior no Município e obteve a resposta de que ali só havia uma única escola de ensino médio e um único instituto de ensino superior.




Educação é tudo



Detalhe, a única escola de ensino médio encontra-se no centro da cidade, ou seja, em um Município que possui uma vasta zona rural, onde o transporte público é completamente ineficiente (praticamente inexistente), onde a distância entre a zona rural e o centro da cidade é enorme, com toda certeza, não há motivação suficiente para que esses jovens possam concluir, sequer, o ensino médio, muito menos concluir um ensino superior.

Pois bem, a ideia do Blog não é fazer (unicamente) uma crítica sobre a inexistência de escolas de ensino médio em Santana do Araguaia, mas tentar despertar o interesse de membros da sociedade, da sociedade civil organizada, para a necessidade de maior participação política.

---continua---




Nenhum comentário: