.....

Pará/Brasil

domingo, 30 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 (parte I)




Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, aproveitando o clima de fim de ano, faremos uma breve retrospectiva dos fatos políticos que foram destaques em 2012, abordados ou não aqui no Blog....

Redenção: após várias revoluções populares, mundo a fora, para derrubada de severas ditaduras que há décadas oprimiam o povo, no Brasil, mais precisamente no sul do Pará, cai o reinado do performático prefeito de Redenção, Wagner Montes, digo Fontes, para a alegria de todos e felicidade geral de uma sociedade que se via refém de um mandatário que largou à própria sorte o rumo da administração municipal. Wanderlei Coimbra (PRP) será o novo prefeito da Cidade. O Blog deseja boa sorte ao novo gestor.

Bannach: o prefeito Valber Milhomen (PSB) está de parabéns pelo sério e competente trabalho realizado frente à administração de Bannach. Valber teve o reconhecimento da sociedade e foi reeleito com larga vantagem sobre seu concorrente. Contudo, o prefeito sabe que sua tranquila reeleição não é motivo para descuidar dos rumos da Cidade, pelo contrário, o empenho deve ser intensificado, pois sua responsabilidade aumentou com a aprovação de sua gestão junto às urnas.

Santana do Araguaia: Eduardo da Machado (PMDB) confirmou sua liderança política e será o próximo prefeito da castigada Santana do Araguaia, no extremo sul do Pará. Eduardo terá inúmeros e grandes desafios pela frente, entre eles, o de resgatar a autoestima de um povo sofrido que há tempos arquivou a pasta da esperança de dias melhores com a participação ativa do poder público.

Parauapebas: a população de Parauapebas também disse não ao continuísmo e tirou o município do vermelho.  Valmir Mariano (PSD) e Ângela Pereira (PTB) irão comandar o gigante na gestão 2013-2016. Pebas, como é popularmente chamado pelos munícipes, é um município diferenciado, rico em recursos (devido os royalties oriundos da Vale) e pobre em obras e serviços públicos. Os desafios serão proporcionais ao tamanho do colosso.

Eldorado do Carajás: Divino do Posto (PPS) foi eleito prefeito de Eldorado e, sem dúvidas, assumirá uma cidade completamente arrasada. Das cidades citadas acima, Eldorado do Carajás, provavelmente, seja a cidade mais castigada com o descaso do poder público, conseguindo ultrapassar Santana do Araguaia. Na última visita realizada no Município, em 29/12/2012 (sábado), um morcego foi encontrado dormindo na porta de uma sala do hospital municipal e, ao que parece, uma cooperativa de pombos é a responsável pela administração do prédio que serve de hotel (ou motel) para a proliferação desenfreada das aves, as quais fazem do forro um verdadeiro banheiro público.

São João do Araguaia: os eleitores de São João do Araguaia também optaram pela mudança e elegeram João Neto (PTB) para administrar a cidade a partir de 2013. Cidade histórica, São João do Araguaia precisa de cuidados especiais. A zona rural, abandonada nos últimos anos, foi decisiva para a mudança no comando da cidade.



Nenhum comentário: