.....

Pará/Brasil

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parauapebas: Tucano de bico vermelho: vereador Faisal desiste da candidatura e vai apoiar o candidato do PT

Vereador Faisal (PSDB), Coutinho (PT) e Bel Mesquita (PMDB)



Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, parece que virou moda os tucanos paraenses declinarem apoio aos candidatos do PT. Dessa vez a debandada tucana veio do PSDB de Parauapebas, Faisal Salmen, ex-prefeito de Parauapebas, ex-deputado estadual e, atualmente, exercendo o cargo de vereador no mesmo município, desistiu de sua candidatura para apoiar o candidato do PT, Coutinho.

Coutinho é o candidato da máquina municipal, apoiado pelo Prefeito Darci Lermen, também do PT, que tem como candidata a vice-prefeita a Senhora Bel Mesquita (PMDB), ex-prefeita de Parauapebas, ex-deputada federal e ex-secretária do Ministério do Turismo.

Faisal e Bel foram casados e possuem filhos. Faisal, após uma velha e conhecida jogada jurídica, fez Bel ser eleita em Parauapebas pela primeira vez com a foto do esposo estampada na urna eletrônica.

Com esse histórico todo dá pra se ter uma ideia que dificilmente Bel e Faisal ficariam em trincheiras opostas nesta guerra que serão as Eleições municipais em Parauapebas.

Faisal, além dos conselhos de sua ex-esposa, deve ter ouvido suaves e doces argumentos petistas para encarar uma debandada tão brusca.

Até recentemente, Bel e Faisal eram opositores ferrenhos da administração petista em Parauapebas. Num passe de mágica tudo mudou, Bel virou vice do PT e Faisal, ao desistir de sua candidatura em meio à entrevista numa rádio local, finalizou mandando um abraço aos “companheiros”, uma cena digna de filme (de horror ou de comédia).




Almir Gabriel e Ana Júlia (Perceba que o candidato a vice-governador de Ana Júlia, Anivaldo Vale (PR), do lado direito da foto, perplexo com a cena, observa bem de perto o tapinha que Almir dá no rosto de Ana Júlia.)


Faisal junta-se, neste momento, à lista dos ex-tucanos que viraram petistas roxos, desde criancinha, como o ex-governador Almir Gabriel, quando do apoio à petista Ana Júlia Carepa, nas Eleições 2010, momento em que Dr. Almir, como é conhecido, equiparou-se a tantos outros agentes políticos que mudam de opinião como as nuvens mudam de posição.

São as Eleições 2012 a todo vapor.





domingo, 22 de julho de 2012

Redenção: o tucano Pedro Lima


Eleições 2012: quem planta colhe.....





Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, é incrível a dificuldade com que a maioria dos prefeitos que tentam a reeleição, ou pretendem eleger seu sucessor, conduzem suas respectivas campanhas.

O índice de rejeição da maioria esmagadora dos prefeitos que tentam a reeleição é absurdo.

Errado está o prefeito que acha que o povo (ainda) aceita aquelas “obrinhas” e serviços feitos em cima da campanha eleitoral com vistas à reeleição.

A resposta vem nas urnas, simples assim.

O povo está fazendo valer aquele ditado que diz: “quem planta colhe” (se colhe).

São as Eleições 2012 a todo vapor.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Redenção: PRP ativo novamente

Vereador Wanderlei Coimbra e Vereador Alex Santiago, ambos do PRP

Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, parece que a diretoria do PRP de Redenção fumou o cachimbo da paz com sua diretoria regional e teve sua comissão provisória renovada, conforme podemos confirmar nas imagens abaixo.




Comissão Provisória do PRP de Redenção renovada por prazo indeterminado



Composição da Comissão Provisória do PRP de Redenção



O PRP, para quem não sabe, é o partido do candidato a prefeito Wanderlei Coimbra e do Vereador Alex Santiago.



Asfalto nos buracos...

Estradas do Pará, BR 155


Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, a cada dia que passa, nós, do sul do Pará, estamos cada vez mais isolados dos grandes centros por conta dos inúmeros asfaltos existentes nos buracos de nossas estradas....quer dizer.... bem, você entenderam....

A imagem acima demonstra um pouco a triste realidade da nossa BR 155, de responsabilidade da nossa president‘A’, (com “A” mesmo, como ela gosta) da República, Dilminha.

Como todos sabem, a federalização desta bendita estrada aconteceu em 2009 a pedido do Deputado Federal Zequinha Marinho (PSC), após uma solicitação da então Governadora Ana Júlia Carepa (PT).

A ideia de federalização até poderia ser boa, porém, o resultado foi desastroso. As regiões sul e sudeste continuam entregues às baratas e nossos gritos não chegam até Brasília, pois, por lá, há uma enorme e complexa cachoeira para se desbravar.



Estrada que liga à Palmas-TO


Enquanto isso, os “bitrens” das mineradoras que exploram indistintamente nosso subsolo continuam a destruir nossas estradas sem deixar um centavo como contribuição para a manutenção do asfalto.

Recentemente, o Blog foi à Palmas e ficou envergonhado quando fez uma comparação da estrada de lá com a daqui. Ao final, chegamos à seguinte conclusão: o de lá é asfalto; o daqui é falta de respeito.



Estrada (TO)                                                     Falta de respeito (PA)


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Redenção: diretório regional do PRP destitui executiva municipal de Redenção e coloca em risco as candidaturas dos Vereadores Wanderlei Coimbra e Alex Santiago





Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, ao que tudo indica, o tabuleiro político de Redenção sofreu uma forte alteração. O Diretório Regional do Partido Republicano Progressista (PRP) fez uma intervenção na comissão provisória municipal de Redenção e destituiu a diretoria presidida por Valdinei Aleixo da Silva, a qual possuía o Vereador Wanderlei Coimbra como vice-presidente e o Vereador Alex Santiago como 2º vice-presidente.








No sítio do TSE, a comissão provisória do PRP de Redenção aparece com a seguinte observação: “Inativado por Destituição”, conforme se verifica na imagem acima.

Há alguns dias esse boato vem circulando pelos bastidores políticos, mas agora tornou-se fato. Pelos comentários, a executiva municipal do PRP descumpriu um acordo selado com a Diretoria Estadual do próprio PRP, bem como um acordo celebrado com algumas lideranças políticas regionais do PSDB.




Vereadores Vanderlei Coimbra e Alex Santiago



O Vereador Vanderlei Coimbra participou da convenção partidária do PSDB, presidido pelo vice-prefeito de Redenção, Dr. Gervásio Camilo, e exaltou sua, até então, candidata a vice-prefeita, Isabel Andrade.

Porém, entre às 18h e 24h do mesmo dia 30 de junho, após as convenções partidárias, o Vereador Vanderlei Coimbra, segundo informações de terceiros, foi chamado para conversar com os membros do PMDB, em especial o empresário Iavé, até então, candidato a prefeito, para uma conversa ao pé do ouvido.

Após a doce conversa com o empresário Iavé, o Vereador Vanderlei ficou encantado com as suaves melodias externadas pelo PMDBista e aceitou tê-lo como candidato a vice-prefeito em sua chapa majoritária, nocauteando a candidatura de vice dos tucanos.

Na opinião do Blog, o nobre Vereador deve ter repensado a situação financeira de sua campanha e percebeu que, de fato, o PMDBista seria bem mais interessante do que um PSDB quebrado e sem ânimo.

Porém, a pouca experiência política do distinto Vereador (ou dos distintos Vereadores) não o fez enxergar que as articulações políticas municipais não podem ficar em desacordo com as articulações regionais, aprendendo tal lição da pior maneira possível.

Amigos cafeinados, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.





Eleições 2012: bancos zombam da Legislação Eleitoral e colocam em risco a prestação de contas dos candidatos




Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, como vocês sabem, as Eleições 2012 já estão a todo vapor. O mês de julho é aquele período em que os candidatos e assessores estão preocupados com a parte legal, burocrática da campanha.

Após a fase do registro de candidaturas e do famoso Candex, os candidatos passam a preocupar-se com a bendita conta bancária de campanha, tudo para atender o que determina a Legislação Eleitoral.

Porém, alheios a tudo isso, os bancos, mesmo sendo obrigados a acatar os pedidos de abertura de conta eleitoral, ignoram não só a Legislação como também o próprio Poder Judiciário e criam, injustificadamente, barreiras intransponíveis para a abertura da referida conta eleitoral.

A Legislação Eleitoral tentou simplificar a vida dos candidatos na abertura da conta de campanha e exigiu apenas dois requesitos, CNPJ do candidato e o RACE (Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral). Contudo, os bancos estão pedindo até comprovante de vacinação do penúltimo cachorro criado pela bisavó do candidato.

Vejamos o que ensina os Arts. 13 e 15, da Resolução TSE 23.376, que trata sobre prestação de contas nas Eleições 2012:

Art. 13. A conta bancária deverá ser aberta mediante a apresentação dos seguintes documentos:

I – para candidatos e comitês financeiros:
a)        requerimento de Abertura de Conta Bancária Eleitoral (RACE)....;
b) comprovante de inscrição no CNPJ para as eleições...

(...)

Art. 15. Os bancos são obrigados a acatar, no prazo de até 3 dias, o pedido de abertura de conta específica de qualquer comitê financeiro, partido político ou candidato escolhido em convenção, sendo-lhes vedado condicioná-la a depósito mínimo e a cobrança de taxas e/ou outras despesas de manutenção (Lei nº 9.504/97, art. 22, § 1º)”.

Querendo dar um basta nesta balbúrdia, o Juiz Eleitoral de Santana do Araguaia, Doutor Ramiro Almeida Gomes, na manhã desta quinta feira (12), resolveu dar um susto nos gerentes de algumas agências bancárias, chamou alguns policiais e dirigiu-se a determinados bancos para saber de perto o que estava acontecendo.

Santo remédio. OS sistemas dos bancos deixaram de “cair” na mesma hora e, ao que tudo indica, os bancos agora vão começar a tratar os candidatos com pouco mais de respeito.

Detalhe, esta realidade não é exclusividade de Santana do Araguaia. Pelo contrário, está sendo presenciada em praticamente todos os municípios do sul e sudeste do Pará.



sábado, 7 de julho de 2012

Parauapebas: Vídeos do Blog





Pois bem, amigas e amigos do Café com Política, dando continuidade aos vídeos do Blog, apresentamos a vocês nossa amiga Maria Ângela da Silva, também conhecida como Ângela Massud, de Parauapebas.

Ângela é uma mulher de fibra, muito competente e desenvolve um trabalho extraordinário junto às comunidades do Pebas (é a forma carinhosa com que os moradores de Parauapebas denominam a Cidade).

Ângela é esposa e a principal gerenciadora do trabalho realizado pelo Vereador Antônio Massud nas comunidades da Cidade, além de ser a presidente municipal do PTB Mulher.

Ângela é um grande exemplo de que lugar de mulher é na Política, com “P” maiúsculo.

Nos últimos dias a “família Massud” (composta por familiares assessores/amigos/colaboradores) recebeu uma bela notícia que mudou completamente os planos traçados para a campanha de reeleição do vereador Massud.

Como mencionado acima, Ângela é a gerente geral da organização política do trabalho realizado Vereador Massud. Porém, uma certa decisão política retirou Ângela da coordenação geral da campanha de vereador do seu esposo.

Ângela, agora, compõe a chapa majoritária da Coligação “Mãos que Trabalham”, encabeçada pelo Senhor Valmir Mariano, conhecido como Valmir da Integral, que tem Ângela Massud como candidata a vice-prefeita.

Ângela, como não poderia deixar de ser, também é uma seguidora do Blog Café com Política.

Com vocês, Ângela Massud...