.....

Pará/Brasil

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sonhar é preciso!




Vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa e, muitas vezes, mais intolerante. Pelo mundo inteiro, cenários férteis ao radicalismo são criados e a internet ajuda a propagar os maus exemplos em segundos pelos quatro cantos do planeta.

Todos nós precisamos repensar nossas atitudes, e não cobrar somente das autoridades.

O Café não acredita que estamos vivendo, em termos globais, uma carência de grandes líderes. Ao longo da história tivemos líderes memoráveis que se destacaram positivamente em suas missões e em seus respectivos países, passando suas imagens a refletir pelo mundo inteiro. Ao mesmo tempo, outros “líderes” (autoridades) destacavam-se negativamente em seus países e passavam a servir também de exemplo (negativo) para o resto do mundo.

Quando analisamos a biografia de um líder é fundamental avaliar seu o contexto histórico para se ter noção da sua capacidade de liderar. Afinal, quando o mar está calmo qualquer barco navega bem.  

É justamente nos momentos mais turbulentos que descobrimos as habilidades e a força de um verdadeiro líder.

O mundo vive um paradoxo inexplicável, pois, ao mesmo tempo em que evoluímos em várias frentes, retrocedemos de forma estarrecedora em outras, especialmente no trato com o próprio ser humano.

Na esteira das manifestações do Papa Francisco, precisamos exercitar nossa competência de construir pontes, e não muros.

Sonhar com dias melhores é preciso, mas precisamos fazer nossa parte, afinal, se a palavra convence, o exemplo arrasta.