.....

Pará/Brasil

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Parauapebas: começam as obras do maior projeto de saneamento do interior do Pará, o PROSAP



 
O Prefeito Darci Lermen assinou, na última sexta-feira, 25, o contrato para o início das obras do PROSAP, maior programa de saneamento do interior do Pará, que começará suas obras na próxima semana, início de setembro.

O PROSAP (Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas) fará uma divisão na história de Parauapebas em antes e depois da sua implantação. 

Os benefícios com a implantação do PROSAP impactarão diretamente a vida de milhares de parauapebenses e elevará os índices de saneamento básico da cidade para muito acima da média nacional, proporcionando uma melhoria significativa na saúde pública municipal e na qualidade de vida das pessoas, especialmente daquelas de menor renda e que vivem nas periferias da cidade. 


Assinatura do contrato das obras do PROSAP pelo Prefeito Darci Lermen*


Mas é importante ressaltar que o impacto positivo com a Implantação do PROSAP é para absolutamente todos que residem na cidade, independentemente da faixa de renda das pessoas, seja por meio da melhoria da qualidade de vida, seja pela melhoria da saúde pública, seja pela geração de milhares de empregos que as obras do projeto irão criar, seja pelos diversos investimento que a iniciativa privada irá realizar com a nova realidade estruturante da cidade, o que, por consequência, também resultará em milhares de novas oportunidades de emprego, seja pelas novas opções de lazer que o projeto implantará, seja pela implantação dos projetos paisagísticos etc, etc, etc.

Enfim, ainda não tem como mensurar com exatidão o ciclo de coisas positivas que o PROSAP irá proporcionar à Parauapebas ao longo dos anos, mas o futuro é promissor e ele começa agora. Deixou de ser um sonho, um projeto, e virou realidade, pois as obras já começam no início da próxima semana.

Por fim, é importante expor algumas informações de bastidores do PROSAP que a maioria da população não teve conhecimento, mas servem para que cada leitor faça sua reflexão e entenda a diferença de possuir um gestor experiente e de pulso firme para um gestor que não possui um mínimo de credibilidade nem mesmo perante seus auxiliares técnicos.

Na gestão que antecedeu o Prefeito Darci Lermen, o então Prefeito de Parauapebas havia perdido vária vezes os prazos estabelecidos para a análise e possível aprovação do PROSAP, em Brasília. A desorganização imperava e a falta de determinação do então Prefeito desanimava até mesmo os bons técnicos que tentavam se dedicar ao grandioso projeto. 

Parauapebas correu o sério risco de ficar sem o PROSAP. Após a vitória nas Eleições 2016, Darci, na condição de candidato eleito, antes mesmo de ser diplomado e tomar posse, correu para Brasília na tentativa de salvar o PROSAP. 

Inicialmente, Darci de deparou com a indiferença dos técnicos envolvidos na avaliação do projeto na capital federal, uma vez que Parauapebas estava com sua imagem completamente desacreditada, pois não conseguia cumprir um único prazo. Parauapebas, infelizmente, vendia em Brasília a mesma imagem que os cidadãos da cidade constavam diariamente, de uma cidade sem credibilidade, pois possuía um Prefeito fraco, sem ânimo, sem pulso, sem palavra, sem responsabilidade com a coisa pública.

Mas, felizmente, Darci conseguiu derrubar tais barreiras e depois de muito esforço coletivo das equipes da prefeitura, sempre capitaneadas pelo Prefeito, o contrato para o início das obras foi assinado e na próxima semana Parauapebas começa a escrever uma nova história.
  



*Créditos da foto: Portal Pebinha de Açúcar (https://pebinhadeacucar.com.br)

Nenhum comentário: